Praticar um esporte é, sem dúvidas, uma das atividades que mais traz benefícios para o corpo humano. Sendo um hobby uma profissão, a verdade é que os esportes são também uma rica fonte de conhecimento. Pensando nisso, você já parou para conhecer a origem da corrida de rua e como ela se desenvolveu ao longo da história?
Se você está em busca de saber mais sobre essa paixão que temos em comum, então continue por aqui! Nós, da Run Fest Brasil, preparamos este artigo com os principais marcos históricos da corrida de rua. Continue lendo e saiba mais!
Origens históricas da corrida
A corrida por si só é uma das formas mais antigas de locomoção humana. Durante seu longo desenvolvimento, a atividade teve vários objetivos, indo da necessidade de dominá-la pela sobrevivência até as competições como conhecemos atualmente.
Mas, afinal, quão antiga essa prática é? Continue com a gente no próximo tópico!
Os primeiros passos
O que muitos chamam de pré-história é, na verdade, o início da documentação da história da humanidade. Nesse período, dividido entre o paleolítico e o neolítico, a corrida desempenhava um papel essencial no dia a dia dos seres humanos. Isso porque, para sobreviverem, as pessoas precisavam caçar alimentos e escapar de predadores.
Nesse cenário, era essencial que os indivíduos fossem corredores habilidosos. Dessa forma, a corrida os tornava não só mais rápidos, como também contribuía com o preparo físico, um diferencial para tornar a sobrevivência em uma realidade.
A influência da Grécia Antiga
Você com certeza já ouviu falar sobre o início dos Jogos Olímpicos na Grécia, não é mesmo? Mas você sabe como a corrida foi praticada durante o evento?
Os primeiros Jogos Olímpicos ocorreram no ano de 776 a.C, na cidade de Olímpia. Originalmente, os Jogos tinham caráter religioso, com homenagens feitas principalmente a Zeus, um dos principais deuses da mitologia grega.
Foi durante a cerimônia que a corrida adquiriu um perfil cultural e esportivo, por meio de provas que promoviam a competição entre os participantes e celebravam a disciplina e o preparo físico dos atletas.
Inicialmente, a competição era chamada de stadion, na qual os atletas deveriam correr a distância de aproximadamente 200m. A partir dessa prova, outras modalidades se desenvolveram, com distâncias mais longas. Posteriormente, após 54 edições que ocorriam de quatro em quatro anos, os gregos criaram a corrida com armas.
O surgimento das corridas de rua modernas
Fora do circuito grego, as corridas se popularizaram a ponto de atingir outros países da região europeia, como a Inglaterra. Nesse cenário, o esporte era não apenas uma prática cultural, como também uma atividade organizada em vias públicas. Assim, no século XVIII, foram realizadas as primeiras corridas de rua no país britânico.
Inicialmente, as corridas de rua inglesas eram eventos informais, organizados por comunidades locais. Para que fossem realizadas, as provas eram marcadas em estradas e faziam parte de celebrações regionais.
Em seguida, no século XIX, as corridas de rua atingiram os Estados Unidos. Nesse período, elas começaram a ser vistas como um esporte amador, e novos eventos começaram a ser criados por clubes esportivos.
A Maratona e suas origens
Lembra quando mencionamos o início das corridas como competição nos Jogos Olímpicos de 776 a.C? A popularização do esporte fez com que, mais tarde, no ano de 490 a.C, fosse criada a lenda de Fidípides.
Segundo os gregos, o soldado teria corrido 42km, distância entre a cidade de Maratona a Atenas. Isso porque ele tinha como objetivo anunciar a vitória grega na Batalha de Maratona, ocorrida no mesmo ano. Ainda de acordo com a história, Fidípides teria morrido de exaustão logo após seu anúncio. Foi com base na lenda que o conceito de maratona de rua foi criado. Dessa forma, a primeira Maratona Olímpica foi realizada em 1896, durante as Olimpíadas de Atenas.
Logo após, a categoria se tornou fixa nos demais Jogos, sofrendo uma alteração na distância oficial em 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres. Isso se deu a partir do desejo da família real de fazer com que o trajeto fosse encerrado em frente ao Palácio de Windsor, atingindo 42,195km.
Década de 1970 e o Movimento Fitness
Na década de 70, o conceito fitness se popularizou nos Estados Unidos, fazendo com que a sociedade norte-americana começasse a buscar hábitos mais saudáveis, deixando de lado o sedentarismo. Isso se deu por meio do lançamento do livro de Jim Fixx, The Complete Book of Running, combinado com os estudos sobre saúde cardiovascular do Dr. Kenneth Cooper.
De um lado, Dr. Kenneth Cooper defendia o Jogging, um método de corrida mais lento, tendo como referência a distância de 9,7 km por hora. Da mesma forma, Jim Fixx abordava os benefícios da corrida para a saúde. Nesse cenário, as corridas se tornaram uma opção acessível e menos elitizada, promovendo maior qualidade de vida para os inúmeros novos praticantes que começavam a surgir.
Crescimento das Corridas de Rua no Brasil
No cenário nacional, as corridas de rua começaram a se popularizar entre as décadas de 80 e 90. Isso porque, nesse período, o país presenciou um aumento no número de academias e clubes de corrida.
Além disso, eventos como a Corrida de São Silvestre, em São Paulo, criada em 1925, eram cada vez mais promovidos. Dessa forma, o interesse crescente na prática esportiva começou a se espalhar, atingindo novos praticantes.
Run Fest: correndo lado a lado com a sua história
Quando falamos de corridas de rua, não podemos deixar de mencionar a importância do planejamento desses eventos tão importantes. E é aí que a Run Fest Brasil entra: somos apaixonados pelo esporte e, diariamente, trabalhamos com a organização de novas corridas.
Temos como propósito criar experiências inesquecíveis para nossos corredores por meio de eventos repletos de superação, para pessoas de todas as idades, independentemente de seu condicionamento físico!
Pensamos em cada detalhe de nossas corridas, desde o planejamento, passando pela divulgação e execução, com diversos trajetos para atender aos diferentes tipos de participantes. Aqui, unimos cultura, entretenimento e conexão social, utilizando as corridas como uma ferramenta de transformação social, superação e promoção da saúde.
Venha com a Run Fest Brasil e dê o primeiro passo em direção à celebração de uma vida mais alegre e saudável!